Não se faz uma universidade só com prédios. Mas, não existe universidade sem uma infraestrutura que possibilite o seu funcionamento: salas de aula, laboratórios, bibliotecas, auditórios, espaços administrativos e de apoio tecnológico. A biblioteca é o espaço principal de uma universidade. É preciso dar condições de pleno funcionamento à biblioteca: espaço físico, ampliação e atualização do acervo bibliográfico, suporte tecnológico e pessoal técnico. Com as novas tecnologias, o acesso a uma internet de qualidade passou a ser uma necessidade nos espaços acadêmicos. É preciso renovar/reformular/atualizar os serviços de acesso à internet no campus e nos espaços acadêmicos fora dele. A elaboração de um Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI) para a UEFS se faz necessário.
Viabilizar a ampliação e reestruturação da Biblioteca Central (BCJC) de forma a atender às necessidades de estudo individual e coletivo dos seus usuários, bem como espaços para novas coleções e novos serviços, melhorando o seu conforto térmico, o acesso à rede wireless e disponibilizando computadores para uso dos estudantes.
Manter uma política permanente de aquisição de livros na Biblioteca Central, de forma a atender às demandas dos cursos, incluindo a ampliação do acervo bibliográfico digital.
Ampliar o número de servidores para atender ao sistema de bibliotecas da UEFS, incluindo as bibliotecas setoriais no Antares, CUCA, Casa do Sertão, Campus Avançado da Chapada Diamantina.
Viabilizar a contratação de auxiliares de Biblioteca para viabilizar o funcionamento e o desenvolvimento das atividades do Sistema de Bibliotecas.
Viabilizar os recursos necessários para a reabertura da Biblioteca Central (BCJC) aos sábados.
Implantar na UEFS um arquivo central, criar comissão interdisciplinar de avaliação de documentos e definir instrução normativa sobre o tempo de guarda e eliminação dos documentos.
Realizar a digitalização dos documentos do arquivo acadêmico central.
Garantir recursos humanos e material para o funcionamento das unidades extra campus.
Garantir transporte para o deslocamento da UEFS para as unidades extra campus.
Regularizar a documentação de cessão de uso do Horto Florestal.
Apoiar as atividades de pesquisa e extensão desenvolvidas nas unidades extra campus.
Elaborar um Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI) para a UEFS.
Adequar os contratos de manutenção relacionados às TIC's com as demandas do Campus, considerando as necessidades específicas das atividades de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administrativas.
Investir no aumento da velocidade da internet que possibilite a realização das atividades acadêmicas.
Estimular o uso de licenças open source para hardware e software, como forma de reduzir custos, combater a pirataria e incentivar o desenvolvimento de softwares livres.
Capacitar os docentes e técnicos para uso das novas tecnologias utilizadas em aulas com ambiente virtual de aprendizagem, visando aplicação nos diversos cursos.
Disponibilizar nos espaços da biblioteca central equipamentos de informática que possam servir a toda comunidade acadêmica.
Compartilhe nas redes sociais: