Na UEFS, pessoas com deficiência têm dificuldade de acesso a diversos locais, pois faltam rampas, caminhos de acesso adequados, sinalização tátil no chão, em portas, etc. Dentro de um contexto geral, a educação inclusiva constitui-se numa necessidade desafiadora para a educação superior. Tendo sido construída como um espaço elitizado em que os estudantes devem ter autossuficiência de aprendizagem, a universidade, e a UEFS não escapa disso, sempre foi insensível a uma educação superior inclusiva, especialmente para as pessoas deficientes. Atualmente, com a ampliação das políticas de cotas, tal situação vem sendo modificada e o número de pessoas (estudantes, servidores técnicos e docentes) com deficiência tem ampliado na UEFS. É imprescindível o fortalecimento do NAU-UEFS e a construção de uma política com atenção aos tipos de acessibilidade: atitudinal, arquitetônica, comunicacional, instrumental, metodológica e programática.
Instituir um Programa de Apoio às pessoas com deficiência, visando desenvolver ações articuladas de socialização e integração, suporte acadêmico e tecnológico, acompanhamento acadêmico, mobilidade e acessibilidade e material bibliográfico.
Promover ações de inclusão de pessoas com deficiências em atividades no campus, tais como atividades esportivas inclusivas ou adaptadas.
Formar uma comissão, com consultoria especializada, com a participação do NAU, para fazer um diagnóstico dos diversos problemas de mobilidade na UEFS, incluindo os espaços extra campus, identificando pontos inadequados para a locomoção de pessoas com mobilidade reduzida, e, também, locais onde são necessárias sinalizações para pessoas com deficiências visuais – os pontos de exclusão, utilizando-se do apoio dos núcleos especializados no assunto.
Realizar as intervenções necessárias dentro de uma ordem de prioridade, após um diagnóstico inicial, visando a solução dos problemas de mobilidade no campus encontrados, podendo haver colocação de piso tátil, rampas de acesso, elevador, sinalizadores táteis nas portas (em braile) ou outras alternativas viáveis.
Viabilizar na UEFS uma sala de recursos multifuncionais com infraestrutura adequada para apoio aos estudantes portadores de necessidades especiais e uso pelo Núcleo de Acessibilidade Universitária.
Dotar os pontos de ônibus de condições de mobilidade e acessibilidade adequados.
Promover sistematicamente capacitação em educação inclusiva aos servidores docentes e técnicos da UEFS.
Dotar a biblioteca da UEFS de condições de acessibilidade, ampliando o acervo de material bibliográfico para deficientes visuais e demais equipamentos e softwares especializados, assim com títulos em braile.
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