A precarização das condições de trabalho dos servidores, além de se constituir em grave ameaça à qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão, é inaceitável sob a perspectiva de uma gestão eficiente de pessoas. O quadro de servidores técnico-administrativos da UEFS não é amplo o suficiente para atender a demanda de trabalho, não tem oportunidades de capacitação e qualificação funcional na própria UEFS, nem percepção remuneratória proporcional à importância do trabalho que desempenha na Universidade. A excelência acadêmica, traduzida em pesquisas relevantes e de impacto para a sociedade e formação profissional de elevado padrão fica seriamente comprometida quando a atuação docente é limitada pela falta de condições de trabalho.
Estimular e valorizar a inserção de servidores técnico-administrativos em atividades de pesquisa e extensão, integrando-os na vida da Universidade.
Proceder a uma avaliação técnica das condições de trabalho acerca da insalubridade e da periculosidade a fim de subsidiar as reivindicações dos servidores (docentes e técnico-administrativos) pela reimplantação do adicional de insalubridade e a concessão de novas solicitações.
Promover estudo do impacto da obrigatoriedade dos professores em regime de 40 horas com Dedicação Exclusiva ministrarem no mínimo 12 horas de aulas semanais nas atividades de pesquisa, pós-graduação e extensão que sirva de base para negociar com o governo do Estado a sua revogação.
Criar dentro do Campus da UEFS espaços de convivência com oferta de serviços diversos para sua comunidade em geral, incluindo restaurante.
Rever a métrica usada para contabilizar a carga horária das atividades docentes e melhorar os sistemas de planejamento e acompanhamento das atividades acadêmicas e administrativas PIT e RIT, integrando as informações já disponíveis em diversos setores e tornando o seu preenchimento mais fácil, ágil e flexível.
Elaborar estudo detalhado dos encargos docentes em suas múltiplas atividades, bem como a produção realizada, a fim de subsidiar a luta da UEFS pela realização de concursos para professores efetivos que venha a suprir o déficit que afeta muitas Áreas de Conhecimento e Cursos de Graduação e Pós-graduação.
Atuar com o propósito de assegurar a manutenção dos ônibus Salvador-Feira de Santana.
Ampliar e requalificar os espaços físicos de atuação docente (gabinetes, núcleos de pesquisa, etc), com especial atenção aos Departamentos que se encontram em situação de maior degradação da infraestrutura, em vista de melhoria das condições de trabalho..
Realizar um estudo sobre a demanda dos servidores (docentes e funcionários) para a Creche e Escola Básica, visando subsidiar o aumento das vagas e sua reestruturação.
Estabelecer critérios para distribuição das vagas da Creche e Escola Básica de modo que as prioridades levem também em conta as condições socioeconômicas e o regime de trabalho dos servidores.
Estabelecer política, junto à PGDP, visando ao desenvolvimento sistemático no ambiente de trabalho de práticas que visem melhorar a saúde do servidor e o clima organizacional.
Estruturar o parque esportivo e criar parcerias e/ou projetos de extensão com o curso de Educação Física para a prática de atividades físicas, aulas de dança, pilates, aeróbica e outras modalidades esportivas no final do expediente, ou em turnos opostos, visando o estímulo à prática saudável de atividades físicas para servidores docentes e técnicos-administrativos.
Fazer gestões junto ao Fórum de Reitores de modo a assegurar apoio administrativo e político para a implantação sem restrições do plano de carreira dos Servidores Técnicos.
Apoiar e fazer gestões de forma administrativa e política junto ao governo do estado, visando a valorização da categoria dos servidores técnico-administrativos em relação ao plano de carreira, recomposição inflacionária e reajuste de salários.
Garantir que haja no orçamento da UEFS rubricas específicas para aplicação na valorização do servidor técnico-administrativo, assegurando a implantação de direitos e benefícios.
Incluir os servidores técnicos-administrativos no contrato de seguro de vida já existente para docentes e estudantes, visando ao amparo financeiro em caso de eventualidades de doenças, morte e acidentes.
Desenvolver programas junto à PGDP para a capacitação e treinamento contínuos dos servidores, visando à qualificação para o desenvolvimento das atividades técnicas e administrativas, mas que permitam também aos servidores técnico-administrativos a natural progressão na carreira, incluindo, quando for o caso, a capacitação em cursos de graduação ou pós-graduação.
Ofertar cursos e oficinas para os servidores e aposentados, via PGDP, para o desenvolvimento de competências e habilidades pessoais, tais como: artes, música, gestão de carreira, educação financeira, entre outros, contribuindo com o bem-estar do servidor.
Assegurar que as funções de cargos comissionados sejam utilizadas dentro de critérios que valorizem a carreira dos servidores técnicos, promovendo ganhos salariais ao longo do tempo de exercício como servidor, assegurando direitos e atendendo às necessidades institucionais, sem prejuízos para os servidores que já ocupam funções e não possuem vínculo permanente.
Fazer levantamento, junto à PGDP, dos servidores técnicos auxiliares, próximos da aposentadoria, com objetivo de criar políticas de valorização salarial com a utilização de funções de cargos comissionados, sem prejuízo ao adequado funcionamento da instituição.
Criar, junto à PGDP, cartilhas ou manuais para os servidores docentes e técnico-administrativos, contendo a orientação passo a passo sobre todos os procedimentos acadêmicos, administrativos e trabalhistas, incluindo a tramitação (setores), prazos, documentos necessários, normas e legislações que regulamentam, disponibilizando pessoal com devido treinamento para o atendimento presencial, quando for o caso.
Realizar, através da PGDP, eventos culturais, esportivos e de confraternização com o objetivo de integrar servidores técnico-administrativos e servidores docentes e melhorar o ambiente institucional.
Realizar, através da PGDP, de forma periódica, pesquisa de clima organizacional, com objetivo de gerar diagnóstico e orientar a gestão quanto às ações relacionadas ao ambiente de trabalho e gestão de pessoas.
Realizar, através da PGDP, periodicamente, avaliações 360 graus dos gestores da UEFS, onde estes sejam avaliados também por subordinados e setores de relacionamento (interno e externo à UEFS), de modo a melhorar a gestão.
Criar espaços para alimentação, descanso e convivência para os docentes, servidores técnico-administrativos e servidores terceirizados, de modo a proporcionar maior humanização nas relações e conforto no ambiente de trabalho.
Desenvolver ações de qualificação e capacitação dos servidores terceirizados, possibilitando aos mesmos ascensão social.
Realizar uma política de valorização dos servidores terceirizados, garantindo os seus vencimentos financeiros e direitos trabalhistas junto às empresas, considerando a corresponsabilidade da UEFS.
Acompanhar as condições de trabalho dos servidores terceirizados, coibindo a precarização do trabalho e garantindo que o mesmo seja realizado de modo que atenda a legislação trabalhista.
Realizar campanhas periódicas contra assédio sexual e moral nos ambientes da UEFS, garantindo, quando houver denúncias, a apuração e o devido encaminhamento para as providências cabíveis, quando for o caso, de acordo com as normas e leis.
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