A UEFS é o espaço para o desenvolvimento de inteligências, valores e potencialidades, bem como de acesso aos conhecimentos de formação e de enriquecimento cultural. É lugar, portanto, de transformação social. E para isso se efetivar é necessário garantir a excelência na formação de todos que a ela têm acesso, ajudando a promover uma verdadeira ascensão social, não apenas baseada nos ganhos econômicos e materiais, mas, sobretudo, no enriquecimento intelectual e cultural, graças ao acesso às infinitas possibilidades propiciadas pelo espaço universitário. Certamente, isto não pode ser feito sem melhorias de condições de oferta dos cursos, nem tampouco sem a qualificação da gestão dos recursos públicos destinados às políticas acadêmicas e de permanência, pois o acesso a uma educação de qualidade elevada não pode ser um privilégio de parcelas sociais mais favorecidas economicamente. É um direito de todos, todas e todes. Isto porque uma Universidade pública, gratuita e verdadeiramente inclusiva é uma Universidade em que inclusão social e qualidade são indissociáveis.
Aos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica as políticas de assistência estudantil devem ser oferecidas e norteadas pelo princípio da igualdade de oportunidades de acesso, permanência e conclusão de cursos de graduação e pós-graduação. Fundamentais para o combate das desigualdades excludentes, tais políticas devem contribuir para a realização de uma sociedade justa, fraterna e solidária. É necessário, depois de mais de 15 (quinze) anos de implantação das políticas de inclusão na UEFS, precisamos garantir a sua efetividade, propondo possíveis modificações para o combate de fraudes e atingimento do público-alvo, bem como para a ampliação de tal política para outros grupos historicamente excluídos dos espaços da universidade. Essas políticas devem trazer no seu bojo ações afirmativas que produzam equidade e garantam a permanência qualificada na universidade. Tais políticas devem ser ao mesmo tempo abrangentes e seletivas, incluindo o acesso à moradia e alimentação, bolsas e auxílios financeiros diversos, espaço adequado de estudo e acesso à rede internet, e assistência médica e psicológica. Diante do exposto, nossa chapa UEFS de Todos propõe:
Garantir efetivo acompanhamento da política de acesso, via reserva de vagas, fortalecendo a comissão de verificação/heteroidentificação com o propósito de inibir fraudes.
Realizar acompanhamento da política de permanência, com vista à sua efetividade, publicando relatórios anuais.
Promover um maior acompanhamento dos estudantes ao longo do fluxo curricular, com especial atenção aos semestres iniciais, para assegurar uma rápida integração ao ambiente universitário e evitar a evasão.
Estabelecer, através da PROPAAE, diálogos permanentes com DCE, DA’s e Residência Universitária, realizando pesquisas periódicas de satisfação com os estudantes e seus representantes, com o objetivo de qualificar as Políticas de Assistência Estudantil e Permanência.
Garantir recursos, junto ao governo do estado, para a aplicação em Políticas de Permanência estudantil, principalmente na ampliação da Residência Universitária, Restaurante Universitário e Bolsas de auxílio financeiro.
Criar Programa de bolsa AFIRMATIVA de Pesquisa e Extensão, inserindo estudantes que ingressaram na UEFS por intermédio das políticas de Cotas, no desenvolvimento inicial, orientado e supervisionado de atividades de elaboração e execução de projetos de pesquisa, extensão e de difusão do conhecimento.
Apoiar as ações do Departamento de Letras e Artes voltadas ao ensino de línguas estrangeiras, especialmente para estudantes que planejam intercâmbio internacional.
Estabelecer uma política de acolhimento aos estudantes estrangeiros dos programas de internacionalização da UEFS, através da AERI, incluindo os refugiados de países em situação de conflito e vulnerabilidade.
Construir bicicletários nos PATs e em outros espaços do Campus para que os usuários de bicicletas possam guardá-las.
Instituir Programa de Apoio às pessoas com deficiência, visando desenvolver ações articuladas de socialização e integração, suporte acadêmico e tecnológico, mobilidade e acessibilidade e material bibliográfico.
Viabilizar a construção ou adequação de uma sala de recursos multifuncionais, com infraestrutura adequada para apoio às pessoas com deficiência sob a responsabilidade do Núcleo de Acessibilidade Universitária.
Reformular o portal eletrônico da UEFS, garantindo o acesso fácil às informações de interesse dos estudantes, sobretudo em relação aos cursos e às políticas de assistência estudantil.
Ampliar o horário de atendimento de setores como a DAA, PROPAAE e demais Pró-Reitorias para atender aos estudantes de cursos noturnos.
Criar condições para retomar o funcionamento da Biblioteca Central aos sábados.
Criar e revitalizar espaços na UEFS para a convivência universitária, melhorando a qualidade de vida dos estudantes no campus.
Ampliar os espaços da Biblioteca Central para atender às necessidades de estudo individual e coletivo dos seus usuários, melhorando o seu conforto térmico, o acesso à rede wireless e disponibilizando computadores para uso dos estudantes.
Manter uma política permanente de aquisição de livros na Biblioteca Central, de forma a atender às demandas dos cursos, incluindo a ampliação do acervo bibliográfico digital.
Criar comissões para discutir políticas e promover ações de combate a todo tipo de assédio, preconceito e intolerância no ambiente universitário.
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